Gonçalo Rosa Castro terminou o Tennis Europe Junior Masters na terceira posição, tendo só perdido diante do romeno Yannick Theodor Alexandrescou, o primeiro jogador da história a conquistar o troféu deste torneio que reúne os oito melhores tenistas de sub-16 – em simultâneo decorre a prova homóloga de sub-14 – e o título de campeão europeu do escalão.
O campeão nacional, que chegou ao Monte Carlo Country Club como número um da Race para este torneio de final de temporada, entrou a dominar na fase de grupos. Na poule A, entrou triunfante frente ao belga Nand Vandepoele (6-0 e 6-1) e continuou a revelar superioridade diante do italiano Niccolo Satta, a quem ganhou com os parciais de 6-2 e 6-1.
No embate do tudo ou nada de acesso à final, Gonçalo Castro cedeu 5-7 e 2-6 a Alexandrescou, mas não mais voltou a perder na carismática terra batida monegasca.
Pela atribuição do terceiro e quarto lugares, disputada em short sets e em indoor face às condições climatéricas, o tenista português aplicou 4-2 e 4-1 ao sérvio Marko Savija.