Na parte superior do quadro, Araújo (468.º do ranking ATP) superiorizou-se ao norueguês Viktor Durasovic (433.º e quarto designado) com renhidos parciais de 7-6 (7/3) e 7-6 (7/4). Ao fim de 2.18 horas, o lisboeta de 22 anos garantiu vaga na oitava semifinal de 2024, 10.ª da carreira, na qual terá por adversário o belga Gauthier Onclin, principal candidato ao troféu, que se desembaraçou do espanhol Mario Gonzalez Fernandez, com 7-6 (7-2), 5-7 e 6-2.
Uma semana depois de terem discutido a final da primeira de duas semanas de torneios ITF M25 em Vale do Lobo, Pedro Araújo e Frederico Silva ainda podem voltar a encontrar-se na discussão do título na Vale do Lobo Tennis Academy, dado que ambos chegaram às meias-finais.
Pedro Araújo, todavia, poderá já celebrar, este sábado, um título, neste caso de pares, variante na qual tem o britânico Finn Bass por parceiro e é principal candidato ao troféu. O duo luso-britânico vai defrontar Tom Hands/Harry Wendelken, segundo favoritos.
Do lado oposto do quadro está Frederico Silva, o campeão nacional absoluto que goza de estado de graça esta temporada, ultrapassada a lesão no ombro esquerdo. O tenista das Caldas (384.º mundial), que conquistou o troféu na passada semana, assegurou a 50.ª vitória internacional desta época.
Reencontrado com os troféus três vezes este ano – ITF M25 de Castelo Branco, Beloura e Vale do Lobo -, o jogador que treina no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis bateu o romeno Stefan Palosi (501.º) por 7-5 e 6-2.
Kiko marcou, assim, semifinal com o espanhol John Echeverria (722.º), responsável pelo afastamento de Tiago Pereira com duplo 1-6.