O algarvio Tomás Luís (1338.º) despediu-se no qualifying do Indoor Oeiras Open II neste que é o início da carreira profissional do português, de 22 anos, após terminar a vida de estudante universitário/jogador nos Estados Unidos.
A jogar o segundo ATP Challenger da carreira, Tomás queria ter o papel principal no encontro com o brasileiro Karue Sell (260.º), segundo favorito da qualificação no Jamor. No entanto, foi o canarinho de 30 anos, mais conhecido pela faceta de youtuber, através do canal ‘Turning Pro at 30’ – profissão que lhe “paga as contas”, como conta, e atrai centenas de milhar de seguidores – a ser o protagonista da vitória com os parciais de 6-4 e 6-1.
Para Tomás Luís foi, de momento, o fim da experiência no circuito secundário, já que na próxima semana vai regressar ao Algarve. No entanto, leva do Jamor mais conhecimento para os futures que se avizinham na região natal e várias histórias para contar.
“Senti-me bastante melhor do que na semana passada. Perdi no domingo e fiquei cá a semana inteira a treinar com os jogadores deste nível, incluindo com o Karue. Foi uma partida bastante disputada, sobretudo no primeiro set em que tive oportunidades, mas cometi erros de rookie”, reconheceu o português que mereceu palavras reconfortantes do adversário.
“Trocámos ideias de como tinha sido a transição dele do college para o circuito e quando saiu o quadro do qualifying, eu não tinha ideia do resultado, mas recebi uma mensagem dele com um emoji a rir. Foi engraçado. Disse-me para seguir o meu caminho, para ir a 100% e depois do jogo estava triste e ele foi lá e ajudou-me com palavras elogiosas”, contou Tomás Luís.