Tiago Pereira está a uma vitória de entrar no quadro principal do Indoor Oeiras Open III e logo depois de ter levado a melhor sobre o espanhol Bernabé Zapata Miralles que, apesar de ser agora 276.ª mundial, tem a experiência de ter figural em 37.º da hierarquia.
O último dos três ATP Challengers promovidos pela Federação Portuguesa de Ténis nos cobertos do Jamor, o algarvio de 20 anos, 514.ª da hierarquia ATP, entrou no qualifying disposto, pelo menos, a repetir o feito da semana na qual passou a fase preliminar, tendo sido travado na ronda inaugural pelo turco Ergi Kirkin, naquele que foi o melhor registo da jovem carreira de Pereira.
Esta segunda-feira, com um primeiro parcial perfeito (6-0), o algarvio esteve a ganhar por 4-1 no seguinte, mas permitiu a recuperação do espanhol até ao 5-5 e daí ao tie-break. Nesse tira-teimas, o português não permitiu que a decisão chegasse a um terceiro set e com 7-6 (7/5) festejou a vitória.
“Estou muto feliz com o encontro, comecei bastante bem, ele talvez não tanto, talvez se tenha começado a guardar para o segundo set, cedo no primeiro. Depois, começou a jogar muito bem e tive de lutar para ganhar que foi o que aconteceu no final”, analisou o tenista de 20 anos, reconhecendo “mérito” a Zapata Miralles, um jogador que cresceu a admirar, daí ter sido um sucesso para recordar.
“Foi bastante especial para mim, porque num ano em que joguei Interclubes por Faro ele fez parte da equipa, foi nesse ano que ganhámos. Já o admirava, porque jogava bastante bem, daí esta vitória ter mais algum significado para mim”, sublinhou o tenista luso.
Tiago Pereira aguarda pelo desfecho do encontro entre Denis Yevseyev e indiano Mukund Sasikumar.