Angelina Voloshchuk foi a portuguesa que esteve mais próximo de poder contribuir para a existência de um quarteto nacional no quadro principal de singulares do ITF W75 Porto I, a decorrer esta semana nos courts cobertos do Complexo do Monte Aventino.
A antiga campeã nacional de sub-16, oitava designada na fase de qualificação, só baixou a raqueta diante da chinesa Tianmi Mi no terceiro set (3-6, 6-2 e 2-6). Amalia Suciu cedeu 2-6 e 1-6 à espanhola Celia Ruiz, sétima favorita desta fase, e Lena Couto, a última das portuguesas resistentes no qualifying, não evitou os parciais de 0-6 e 1-6 diante da sérvia Mia Ristic, quarta cabeça de série.
Posto isto, mantém-se o trio inicial de portuguesas com entrada direta nos singulares, que esta segunda-feira ficaram a conhecer o que lhes destinou o sorteio da prova maior.
Francisca Jorge (247.ª classificada do ranking) vai defrontar a suíça Rebeca Masarova, 142.ª da tabela em que figurou na 62.ª posição e quarta na lista das favoritas ao troféu de campeã. Matilde Jorge (309.ª) vai iniciar a temporada de 2025 diante da qualifier Eudice Chong (374.ª), de Hong Kong, campeã do Montemor Ladies Open II, em 2024. Em caso de vitória, a número dois nacional pode encontrar a francesa Jessika Ponchet, primeira cabeça de série que se estreia diante da croata Lea Boskovic.
Campeã nacional júnior, Francisca Laúndes, que entrou no torneio através de wild card, tem na ucraniana Oleksandra Olynykova (285.ª) a primeira adversária.
Nos pares, há a garantia de uma dupla 100% portuguesa nos quartos de final, dado que as irmãs Jorge vão encontrar do outro lado da rede com a dupla formada por Lena Couto e Francisca Laúndes.
Diana Fernandes e Matilde Novais têm agendada partida com o duo formado por Eudice Chong, de Hong Kong, e a eslovena Nina Radisic. A quarta dupla lusa, constituída por Amalia Suciu e Angelina Voloshchuk têm por adversárias a alemã Noma Noha Akugue e a checa Tereza Valentova.