Os internacionais Gastão Elias e Frederico Silva são os nomes nacionais mais sonantes no 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, torneio inserido no calendário da Federação Internacional de Ténis, que vai realizar-se no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.
Este ITF M25, que distribui 29 mil euros em prémios monetários, tem início a 9 e termina dia 16 deste mês. É o primeiro da série de dois torneios M25 de 30 mil dólares que o CTVRSA organiza pelo terceiro ano seguido, sendo que o segundo terá lugar entre 16 e 23.
Frederico Silva chega ao Algarve, vindo de Monte Carlo, onde integrou a Seleção Nacional que superou o Mónaco na Taça Davis. O tenista das Caldas, 286.º do ranking, deverá ser o principal cabeça de série.
Gastão Elias, 352.º ATP mas já figurou em 57.º, é sempre candidato a conquistar o sétimo troféu ITF, juntando aos dez do escalão ATP Challenger, um recorde do ténis português.
A viver o melhor ranking da carreira, Pedro Araújo (390.º) tem entrada direta no quadro principal, esperando-se o mesmo de Duarte Vale (474.º) e Tiago Pereira (502.º).
Francisco Rocha, Diogo Marques, Tomás Luís, João Graça, Daniel Batista, Guilherme Valdoleiros, campeão do Masters Absoluto este fim de semana, e Miguel Pereira Lopes estão inscritos no qualifying desta competição que, nas últimas edições, teve Henrique Rocha (2023) e Jaime Faria (2024) como campeões.