O Cartão Branco visa reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes por jogadores e treinadores directamente envolvidos na prova e, também, os espectadores.
Consulte aqui: Normas do Cartão Branco
No decorrer da época será aplicado em todas as etapas e Masters do Circuito Smashtour nas fases de desenvolvimento vermelha (até aos 7 anos), laranja (até aos 9 anos) e verde (até aos 10 anos).
Cabe aos coordenadores do PNDT a amostragem do Cartão Branco sempre que durante um jogo observem um comportamento merecedor da mesma. Os coordenadores do PNDT podem também delegar noutros agentes ou encarregados de educação a identificação de comportamentos eticamente relevantes. Estes devem estar devidamente identificados com um colete ou braçadeira "Movo-me por valores".
Em cada partida não há limite de cartões. O Cartão Branco apenas pode ser exibido nas trocas de campo ou no final do jogo. A exibição do cartão não deverá interferir no decurso normal da partida. Devem sempre ser explicadas a ambos os jogadores as acções que originaram a sua exibição. Todas as acções merecedoras da exibição do cartão deverão constar na ficha da prova.
No final do circuito serão atribuidos os seguintes prémios:
- Prémio fairplay para o clube com mais cartões brancos;
- Prémio fairplay para o treinador com mais cartões brancos;
- Prémio fairplay para o jogador com mais cartões brancos.
Lista de cartões atribuídos: AQUI.