O belga Alexander Blockx conquistou o último dos três ATP Challenger promovidos pela Federação Portuguesa de Ténis nos courts cobertos do Jamor, depois de ganhar a final, com os parciais de 7-5 e 6-1, diante do canadiano Liam Draxl, finalista de singulares na primeira semana e campeão de pares, na véspera.
A viver o melhor ranking da carreira (203.º), o prodígio de 19 anos, que foi o terceiro mais jovem tenista da história a conquistar um Challenger em novembro de 2024, na cidade japonesa de Kobe, em Portugal manteve a hegemonia na segunda final da categoria 100 jogada. Selou o match point depois de dois ases seguidos, num segundo set marcado pela ida do fisioterapeuta ao court no final do terceiro jogo para assistir Draxl nas costas.
Poderoso no primeiro serviço, assinou cinco ases entre os 28 pontos ganhos em 37 com o saque inicial e nem enfrentou pontos de break, enquanto o canadiano (208.º) evitou três de seis, naquele que foi o primeiro duelo com Blockx que, assim, juntou o quarto troféu internacional ao currículo, dois challengers e outros tantos em M25.
Com Hamad Medjedovic como campeão no Indoor Oeiras Open I, Aleksandar Kovacevic no II, nesta segunda visita a Portugal – perdera na segunda ronda da CT Porto Cup em julho último -, Alexander foi um dos grandes ganhar no Jamor, à semelhança de Carlos Alcaraz que também por aqui passou antes de entrar na alta-roda do ténis mundial.
https://youtu.be/qN08r8mpw_4