Janeiro 26, 2025

Alexander Blockx, o grande do Indoor Oeiras Open III

O belga Alexander Blockx conquistou o último dos três ATP Challenger promovidos pela Federação Portuguesa de Ténis nos courts cobertos do Jamor, depois de ganhar a final, com os parciais de 7-5 e 6-1, diante do canadiano Liam Draxl, finalista de singulares na primeira semana e campeão de pares, na véspera.

Alexander Blockx (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)

A viver o melhor ranking da carreira (203.º), o prodígio de 19 anos, que foi o terceiro mais jovem tenista da história a conquistar um Challenger em novembro de 2024, na cidade japonesa de Kobe, em Portugal manteve a hegemonia na segunda final da categoria 100 jogada. Selou o match point depois de dois ases seguidos, num segundo set marcado pela ida do fisioterapeuta ao court no final do terceiro jogo para assistir Draxl nas costas.

 

Liam Draxl (Foto: Beatriz Riuvo/FPT)

Poderoso no primeiro serviço, assinou cinco ases entre os 28 pontos ganhos em 37 com o saque inicial e nem enfrentou pontos de break, enquanto o canadiano (208.º) evitou três de seis, naquele que foi o primeiro duelo com Blockx que, assim, juntou o quarto troféu internacional ao currículo, dois challengers e outros tantos em M25.

Com Hamad Medjedovic como campeão no Indoor Oeiras Open I, Aleksandar Kovacevic no II, nesta segunda visita a Portugal – perdera na segunda ronda da CT Porto Cup em julho último -, Alexander foi um dos grandes ganhar no Jamor, à semelhança de Carlos Alcaraz que também por aqui passou antes de entrar na alta-roda do ténis mundial.

 

https://youtu.be/qN08r8mpw_4