Angelina Voloshchuk (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Fevereiro 18, 2026

Angelina Voloshchuk cede frente a uma campeã do Jamor

Assim que viu Jamor no calendário indoor neste início de temporada europeia, Suzan Lamens decidiu no imediato regressar a um palco onde fora feliz em 2024, sagrando-se campeã do Oeiras Ladies Open, WTA125 disputado na terra batida do Estádio Nacional. Nos courts cobertos a neerlandesa, de 26 anos, não ergueu troféu mas foi a responsável, esta quarta-feira, pelo afastamento de Angelina Voloshchuk nos oitavos de final do Women’s Indoor Oeiras Open.

A jovem portuguesa, 401.º do ranking mundial, foi travada pela neerlandesa, atual 109.ª da hierarquia WTA mas que, em 2025, foi 57.ª, com os parciais de 1-6 e 4-6. Durante os 73 minutos da partida, a terceira cabeça de série desferiu cinco ases, outras tantas duplas-faltas, duas delas quando servia para fechar o encontro, num momento em que Angelina desperdiçou quatro das cinco oportunidades que teve de quebrar o serviço à adversária que conta com oito títulos no currículo, entre eles o WTA de Osaka.

“Foi um encontro bastante complicado. O primeiro set não foi o melhor da minha parte. Entrei mal, a tentar adaptar-me mais ao jogo dela, ao serviço. No segundo, tive mais oportunidades, mas não consegui agarrá-las. Apesar de tudo, foi um bom encontro, no entanto, fico um pouco triste por não conseguido aproveitar as oportunidades que tive, especialmente, no segundo set, assumiu a número três portuguesa, de 18 anos.

Angelina Voloshchuk (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Suzan Lamens (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Angelina Voloshchuk (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Suzan Lamens (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)

A ribatejana garante que o currículo da neerlandesa não pesou na forma como entrou na partida. “Tiro coisas positivas, em particular no segundo set”, afiançou Voloshchuk. “Tenho de aproveitar melhor os momentos que tenho, estar mais calma nos momentos-chave do encontro, em que é preciso ganhar os pontos importantes”, acrescentou.

Um dia, após ter alcançado uma das melhores vitórias da carreira, diante de Elina Avanesyan, antiga top-40, a jogadora da AHEAD CT não seguiu para os quartos de final, nos quais Suzan Lamens tem encontro marcado com a búlgara Viktoriya Tomova, oitava cabeça de série fruto do 153.º posto que ocupa na tabela na qual figurou em 46.º há dois anos.