Setembro 24, 2025

Angelina Voloshchuk é a segunda portuguesa nos oitavos do Lisboa Belém Open

Duas horas e 25 minutos, três sets com a garra de quem não queria perder a oportunidade de ganhar, Angelina Voloshchuk juntou-se a Ana Filipa Santos na segunda ronda do Lisboa Belém Open, ITF W100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis no centenário CIF, Restelo.

Depois de atingir a maioridade em maio, a tenista de Alverca tem vindo em crescendo – chegou a inéditos quartos de final do WTA125 do Porto e às meias-finais do W50 de Évora – e já subiu 242 posições esta temporada, tendo terminado a anterior em 779.ª. Atualmente em 537.º – cinco lugares abaixo do seu melhor ranking (532.ª) -, Voloshchuk não conseguiu selar vitória no segundo set quando esteve em vantagem (5-2), mas revelou assertividade para triunfar com os parciais de 6-4, 6-7 (5/7) e 6-2 e celebrar timidamente o sucesso frente à qualifier germânica Gina Marie Dittmann (585.ª mundial).

Angelina Voloshchuk (Fotos: Beatriz Ruivo/FPT)

Angelina, que marcou duelo com a suíça Simona Waltert, segunda cabeça de série, fruto do 116.º posto que ocupa na tabela WTA, conseguiu compensar alguma debilidade no serviço com respostas rematadoras. Converteu sete de 15 breakpoints, tendo visto a germânica quebrar-lhe o serviço quatro vezes. Mas, ao primeiro match point, Voloshchuk não perdeu tempo e caminhou para a vitória.