Janeiro 11, 2025

Batista, Vale, Pereira e Luís formam quarteto do ‘qualifying’ do Indoor Oeiras Open II

A bola de feltro não para de saltar nos courts cobertos do Jamor e se, este sábado, Hamad Medjedovic fez a festa do título do Indoor Oeiras Open I e a consequente entrada no top-100 com brinde extra, este domingo voltam a estar quatro portugueses em ação, desta feita Duarte Vale, Tiago Pereira, Tomás Luís e Daniel Batista a tentar garantir lugar junto de outro quarteto de compatriotas que tiveram entrada direta no quadro principal do Indoor Oeiras Open II, o segundo de três ATP Challenger, neste caso de nível 100, que a Federação Portuguesa de Ténis promove no Jamor.

Vale (494.º) vai medir forças com Daniel Rincon, espanhol 204.º mundial e 12.º designado nesta fase, que atingiu as meias-finais na primeira semana de torneios. O algarvio Tomás Luís vai protagonizar o duelo luso-brasileiro com Karue Sell (260.º).

O vice-campeão nacional Daniel Batista (1749.º), que não se livrou de um susto na passada semana numa queda aparatosa, terá pela frente o espanhol Bernabé Zapata Miralles (ex-37.º mundial do ranking onde figura agora em 273.º)

O sorteio destinou a Tiago Pereira (516.º) o embate com o italiano Lorenzo Giustino (265.º).

Henrique Rocha

Este quarteto tentará juntar-se no quadro principal a Henrique Rocha, acabado de chegar do Open da Austrália, Grand Slam onde ficou a uma ronda de entrar no quadro principal, Gastão Elias, Frederico Ferreira Silva e Pedro Araújo.

Convidado da organização, Gastão Elias (318.º e ex-57.º) vai ser posto à prova por Daniel Evans, britânico de 34 anos tal como o português, que é quinto designado do torneio português, em virtude do 160.º posto que ocupa no ranking mundial do qual foi 21.º.

Gastão Elias (Fotos: Beatriz Ruivo/FPT)

Este será o terceiro duelo entre ambos e o de desempate, sendo que o jogador da Lourinhã saiu vencedor no qualifying de Roland Garros em 2014 e Evans foi superior, dois anos, mais tarde no ATP de Winston-Salem. Desde então, Elias foi somando títulos no circuito challenger (10 em 23 finais) e o britânico dois troféus no circuito principal.

À procura da primeira vitória de 2025 nos singulares, a Araújo (415.º) o sorteio agendou partida com o italiano Gianluca Mager (220.º). Será a segunda vez que se encontram em solo português, tendo o lisboeta ganho no qualifying do Estoril Open em 2022, este disputado em terra batida outdoor.

Embora aguarde por um jogador vindo da fase de qualificação, o n.º 3 nacional Rocha optou por fazer a adaptação a fuso horário com um treino na nave do Jamor, à qual chega como sexto favorito.

Campeão nacional absoluto, Frederico Ferreira Silva (307.º) vai reencontrar o cazaque Denis Yevseyev (250.º), finalista de pares este sábado com quem o caldense jogou e ganhou no torneio de Tashkent, em 2018.