Estão encontrados os finalistas do Campeonato Nacional de ténis em cadeira de rodas! A lei do favoritismo falou mais alto, pelo que, este sábado, será Jean-Paul Melo e João Couceiro, primeiro e segundos cabeças de série, respetivamente, quem vai estar em lados opostos da rede a discutir o 22.º campeão nacional da especialidade no Complexo de Ténis do Jamor.
Em jornada dupla, Jean Paul Melo (146.º mundial) começou o dia a ganhar a José Sousa, da Lousada TA, com os parciais de 6-2 e 6-3, seguindo-se Francisco Aguiar, que se ocupara de Manuela Oliveira nos quartos de final. No frente a frente entre o principal favorito, do Clube Ténis de Setúbal e o quarto pré-designado, do CS Nun’Álvares, Melo sair por cima com 6-1 e 6-2.
Desta forma, o açoriano reservou assento na oitava final do Campeonato Nacional, do qual foi campeão cinco vezes (2015, 2016, 2017, 2018 e 2020), além dos seis troféus arrecadados na variante de pares.
Já João Couceiro continuou a provar o porquê de dominar o panorama nacional do ténis em cadeira de rodas nos últimos anos. Tricampeão nacional, o jogador do Clube Nacional de Ginástica assinou a sexta presença em finais de singulares numa decisão antecipada nas meias-finais. Ou seja, diante de Carlos Leitão (CT Pombal), o mais titulado dos portugueses com oito títulos nacionais e detentor do troféu de pares, aqui ao lado de Melo.
Um duplo 6-1 colocou Couceiro na final, já depois de ter encetado a jornada a ganhar a Mário Trindade (6-0 e 6-1), parceiro de duplas e sexto classificado nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 em atletismo, modalidade na qual foi campeão da Europa. Esta será, pois, a terceira vez que medem forças em finais do Nacional, sendo que Melo saiu vencedor em 2020 e Couceiro tirou a desforra na decisão de 2024.
Pode consultar todos os resultados do Campeonato Nacional AQUI.





