Carlos Leitão
Março 19, 2025

Seleção perde no arranque da Qualificação Europeia

A Seleção Nacional de ténis em cadeira de rodas rumou a Antália, na Turquia, com a difícil missão de lutar pela única vaga disponível na BNP Paribas World Team Cup, também considerada por muitos como o equivalente à Taça Davis ou Billie Jean King Cup por ser a mais importante competição de equipas desta variante. No grupo C, disputado no sistema todos contra todos, Portugal começou por defrontar a Áustria sem evitar o desaire por 0-3.

Carlos Leitão, mais titulado dos campeões nacionais portugueses (oito), perdeu com Martin Legner, através dos parciais de 1-6 e 2-6. Depois foi a vez de João Couceiro, atual tricampeão nacional, entrar em court no Ali Bey Club Manvgat. No entanto, Maximilian Taucher foi superior e o 0-6 e 3-6 no marcador ditou o desfecho do duelo luso-austríaco.

Portugal voltou ao court para o encontro de pares, com João Sanona e Jean-Paul Melo a partilharem a metade portuguesa do campo. Só que os parciais de 1-6 e 2-6 da dupla Martin Legner/Maximilian Taucher impediram o ponto de honra nacional.

A Seleção defronta, esta quinta-feira, a congénere da Hungria que entrou competição a ganhar à Itália (2-1), a derradeira equipa que Portugal encontrará na fase de grupos.

Recorde-se que, nesta Qualificação Europeia, o vencedor de cada um dos quatro grupos passa às meias-finais, fase a eliminar que vai determinar quem se juntará aos qualificados da América, África e Ásia e às demais 28 equipas com acesso direto pelos resultados de 2024.