Nunca tinha vencido Teresa Franco Dias em torneios nacionais, e, precisamente numa prova internacional, Carla Tomai conseguiu quebrar essa tradição para se qualificar para o quadro principal do W15 do Lousada Indoor Open I, a decorrer no Complexo Desportivo de Lousada. Com os parciais de 6-3 e 6-0 venceu a compatriota na derradeira ronda do qualifying.
Pelo caminho ficaram Lena Couto e Milla Sequeira, após respetivos desaires diante da suíça Sofia Alekseeva e da germânica Julia Victoria Rennert, mantendo o sexteto no quadro principal, do qual apenas Tomai faz parte, tendo encontro inaugural agendado com a britânica Indianna Spink (933.ª).
O sorteio realizado, esta segunda-feira, também determinou o destino das demais portuguesas em Lousada. Campeã nacional de sub-16 e sub-18, Matilde Novais vai defrontar a letã Sabine Rutlauka, Sara Lança terá pela frente a neerlandesa Madelief Hageman, Analu Freitas mede forças com a finlandesa Ella Haavisto e Ana Filipa Santos vai defrontar a também lusa, Madalena Matias, garantindo assim, pelo menos, uma portuguesa na segunda ronda de singulares.
No quadro de pares, Lena Couto e Analu Freitas começam a sua participação frente à finlandesa Ella Haavisto e a neerlandesa Emma Van Poppel, Matilde Novais e Carla Tomai jogam a continuidade com a britânica Amelie Brooks e a italiana Emma Scaldalai, Gabriela Agra Amorim e Beatriz Castro medem forças com as italianas Enola Chiesa e Laura Mair. Ana Filipa Santos e a britânica Indiana Spink encontram do outro lado da rede a alemã Theodora Degelow e a russa Miroslava Medvedeva, Mariana França e a australiana Asleigh Simes jogam com as norte-americanas Baylen Brown/Jamilah Snells. Madalena Matias e a ucraniana Mariia Nozdrachova encerram o elenco nacional nas duplas, medindo forças com as neerlandesas Coco Bosman e Klara Veldman.