Embora sem o resultado pretendido, a presença na final do Lisboa Belém Open, no passado domingo, contribuiu para a estreia vitoriosa de Henrique Rocha no Braga Open, ATP Challenger 75 disputado na terra batida do Clube de Ténis de Braga.
No torneio promovido pela Federação Portuguesa de Ténis, o portuense, 171.º mundial, defrontou pela primeira vez o britânico Jay Clarke, 185.º do ranking e seis anos mais velho do que o português de 21, e fez valer o favoritismo caseiro. No principal palco do clube minhoto, Rocha saiu vencedor por 7-5 e 6-4, ao fim de 1.43 horas. Apesar das sete duplas-faltas, o jogador que integra a equipa do Centro de Alto Rendimento da FPT somou 42 pontos com o serviço, face às 35 do adversário, a quem fez o break por quatro vezes, tendo sofrido duas vezes quebra no próprio serviço.




Até ao momento o único português a ganhar na ronda inaugural na cidade dos Arcebispos – Frederico Ferreira Silva e o qualifier Tiago Torres já foram eliminados -, Henrique Rocha vai defrontar nos oitavos de final o dinamarquês Elmer Moller, quarto cabeça de série e campeão em título do Braga Open. Recorde-se que foi aqui que, o ano passado, se estreou a vencer torneios de nível challenger e que, nesta edição, teve tarefa facilitada, pois só disputou três jogos (1-2) quando Elias Ymer se retirou lesionado na ronda inaugural.