A última e única vez em que estiveram frente a frente em encontros internacionais foi nos courts cobertos do Jamor, no Oeiras Indoor Open 2, realizado em janeiro último, e com cinco match points salvos até se encontrar o vencedor, agora Henrique Rocha e Frederico Ferreira Silva vão medir forças do outro lado do globo nas meias-finais do ATP Challenger 75 de Matsuyama, garantido um português na final do torneio japonês.
Primeiro cabeça de série, Henrique Rocha (167.º do ranking mundial) foi o primeiro a saborear vitória nos quartos de final, superando o nipónico Rio Noguchi (246.º), sétimo pré-designado. Os parciais de 7-5, 4-6 e 6-3 colocaram o portuense, de 21 anos, nas meias-finais, as terceiras de 2025, ao fim de 2.08 horas.

Colega de treinos no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, Frederico Ferreira Silva (249.º), 30 anos, que levou a melhor no duelo anterior no Jamor, seguiu o exemplo do compatriota após uma longe e renhida batalha de três horas com o britânico Oliver Crawford (192.º), terceiro cabeça de série. Os parciais de 6-7 (3/7), 6-4 e 7-5 selaram o triunfo do caldense oitavo pré-designado. Kiko vai lutar por um lugar na final de um Challenger pela segunda vez, esta temporada, depois de ter sido semifinalista na CT Porto Cup, torneio de terra batida promovido pela FPT.
Henrique Rocha procura a quarta final desta categoria, segunda de 2025 e o segundo título, ao passo que Frederico Silva ainda não se encontrou com os troféus de campeão deste nível, apesar de ter chegado cinco vezes à decisão.