O décimo encontro internacional de irmãs entre Francisca Jorge e Matilde Jorge terminou de forma abrupta com a desistência da mais nova das irmãs, ao fim de 33 minutos de partida, durante os quais foi assistida no court ainda antes do set inaugural terminar. Com a perna esquerda enfaixada, Matilde deixou a irmã fechar o parcial e, de novo, com fisioterapeuta junto a si, entendeu dar a partida por concluída. Em lágrimas, Francisca Jorge seguiu para os quartos de final do Women’s Indoor Oeiras Open, segundo WTA125 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis (FPT) nos hardcourts do Complexo de Ténis do Jamor.
Já na passada semana, no primeiro desta quinzena de WTA125, Matilde Jorge, 257.ª do ranking mundial, se ressentira de dor na coxa esquerda quando servia. Por precaução, depois de ter feito história tornando-se na primeira portuguesa a chegar às meias-finais de singulares de um WTA125, a mais nova das vimaranenses abdicou de disputar o acesso à final na variante de pares ao lado da irmã.
Esta semana, as duas jogadoras, que integram a equipa do Centro de Alto Rendimento da FPT, agendaram encontro nos oitavos, todavia, as renhidas batalhas de três sets que pautaram os dois últimos duelos fratricidas, ganhos por Francisca Jorge (207.ª) também nos oitavos de final do W50 de Ortisei e na final do W50 de Guimarães – ambos na passada temporada -, não se repetiram.
No entanto, mesmo sem match point, a sétima vitória de Francisca Jorge, de 25 anos, sobre a irmã foi pautada por muitas emoções. O semblante da eneacampeã nacional – seis dos nove títulos de campeã nacional absoluta aconteceram em finais frente a Matilde – não escondia a preocupação, enquanto a irmã era assistida no chão, decorridos 19 minutos de encontro.
Materializada a desistência, a mais nova deixou o court com desalento no rosto e Kika ficou para a flash interview emocionada – “Ela vai ficar bem”, desabafou – e sem espaço para celebrar a terceira presença em quartos de final de torneios desta categoria, no Oeiras Ladies Open de 2024 e no WTA de Colina, Chile, no mesmo ano. Francisca Jorge aguarda agora pelo desfecho do duelo entre a neerlandesa Anouk Koevermans (172.º) e a sérvia Teodora Kostovic (171.ª).
Detentoras de 25 títulos internacionais conjuntos na variante de pares, dois deles no WTA125 na terra batida, do Jamor -, Francisca Jorge e Matilde Jorge são semifinalistas no quadro de duplas.




