Skip to content

Touring Teams

cabecalho TT

O que é o projeto “Touring Teams”?

O Touring Team, projeto da Federação Portuguesa de Ténis, pretende criar condições para potenciar o desenvolvimento numa primeira fase dos melhores atletas nacionais dos escalões Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18.

O projeto consiste em apoiar na íntegra os jogadores selecionados destes escalões num programa competitivo internacional adequado a estas idades.

como funciona?

Serão selecionados até 12 jogadores por escalão (6 femininos + 6 masculinos) para integrarem o projeto. Apenas o escalão de Sub 18 terá um número de jogadores mais reduzido em ambos os géneros (máximo de quatro jogadores).

A seleção dos jogadores é feita duas vezes por ano, pelos selecionadores nacionais do escalão, restante equipa técnica e a coordenação técnica nacional da Federação Portuguesa de Ténis.

O calendário de provas é publicado online trimestralmente e os jogadores que integram o Touring Team serão previamente convocados.
O número de jogadores a convocar por torneio é decidido em função das Entry Lists, condições do torneio e gestão do calendário competitivo a realizar pela equipa técnica do Touring Team.

Todas as despesas relacionadas com as deslocações aos torneios do calendário competitivo do Touring Team serão a cargo da Federação Portuguesa de Ténis.

quais são os objetivos?

Proporcionar condições competitivas para que os jogadores se desenvolvam a médio e longo prazo.

Criar as condições para que os atletas mais jovens conquistem os primeiros pontos internacionais e para que os mais velhos progridam no ranking.

Motivar para um percurso de jogador e criar uma mentalidade de disciplina, trabalho e persistência.

Implementar códigos de conduta que sirvam de linha orientadora para que treinadores, pais e atletas possam, em conjunto, seguir o rumo certo na busca dos objetivos.

Pretende-se que o trabalho seja orientado por elevados níveis de exigência.

a quem se destina?

O programa selecionará os jogadores tendo em conta um conjunto de elementos que, analisados na sua globalidade, permitirão efetuar uma escolha correta e justa dos atletas a nomear pela Direção da FPT.

O elemento subjetivo, presente em qualquer escolha, será subordinado a estes critérios, de forma a justificar a seleção dos atletas que reúnam as melhores condições de integrar o projeto Touring Team da FPT.

  • Classificações Internacionais;
  • Classificações Nacionais;
  • Resultados em Provas Internacionais;
  • Resultados em Provas Nacionais (Campeonatos Nacionais e Torneios de nível A e B);
  • Características técnicas, táticas, físicas e psicológicas;
  • Rejuvenescimento e continuidade da equipa em que o atleta se integra.

Notícias

Salvador Monteiro a dobrar nos quartos do ITF J100 Alicante

Salvador Monteiro garantiu duplamente presença nos quartos de final do V Torneio ITF Junior Ivan

Francisca e Matilde Jorge eliminadas em Santo Domingo

A segunda semana de Francisca Jorge e Matilde Jorge no ITF W50 de Santo Domingo

Nuno Borges diz adeus a Miami

Nuno Borges despediu-se do quadro de pares de Miami e, consequentemente, do segundo Masters 1000

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais