Francisco Rocha (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Novembro 26, 2025

Ex-número um mundial júnior elimina Francisco Rocha em casa (vídeo)

Oito anos de diferença e a condição de prodígio calcada na terra batida do court central do Complexo de Ténis da Maia no primeiro encontro de singulares desta quinta-feira no Maia Open. O mesmo será dizer que o qualifier espanhol Andres Santamarta Roig, de 18 anos e número um mundial júnior, no passado mês de junho, travou o português Francisco Rocha, de 26 anos, na ronda inaugural deste ATP Challenger 100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis neste encerramento de temporada.

Um duplo 4-6 ditou o desaire do português, que tem na Maia a sua casa do ténis, ao fim de 1.41 horas. E até foi o mais velho dos irmãos RochaHenrique Rocha já está nos oitavos de final -, a passar para a frente do marcador (3-1), mas o contrabreak do 674.º do ranking mundial ATP chegou logo de seguida e ao nono jogo um break foi crucial para o espanhol fechar o set.

Andres Santamarta Roig (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Andres Santamarta Roig e Francisco Rocha(Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Francisco Rocha (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Andres Santamarta Roig (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Francisco Rocha (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)

A storyline do segundo parcial foi semelhante. Francisco Rocha quebrou (2-0), Roig devolveu, o portuense fez o break (3-1), mas o júnior castigou-o com duas quebras seguidas que geriu até à vitória.

Francisco Rocha assinou 22 winners e 34 erros não forçados, enquanto o espanhol, campeão em 2025 no M25 de Gijon e do M15 de Valência, registou 17 pontos ganhantes e 18 erros diretos para impedir o português de igualar o melhor resultado em torneios de nível challenger.