Março 2, 2025

Festa de Topo no sonho de Tiago Pereira e Frederico Silva

A final do Faro Open, que podia ser 100% portuguesa, garantindo assim um campeão da casa neste terceiro de seis M25 agendados para o Algarve, acabou ser de festa para o alemão Marko Topo, responsável pelo desaire de Frederico Silva, na meia-final, e de Tiago Pereira, no encontro decisivo.

Com 21 anos e colocado na 399.ª posição do ranking, o germânico levou a melhor sobre Tiago Pereira (504.º ATP), com os parciais de 6-1, 3-6 e 6-1, na final, à tarde, depois de ter superado, pela manhã, o campeão nacional absoluto Frederico Silva (262.º) numa das meias-finais que ficara por resolver da véspera em que se tentou colmatar os atrasos causados pela chuva. O caldense cedeu 3-6 e 4-6.

Pereira chegou à terceira final da carreira – as anteriores foram de categoria M15 – após superar o britânico Liam Broady (702.º), que já figurou no top-100, com os parciais de 6-1, 2-6 e 7-6 (7/2), ao fim de 2.15 horas. Condicionalismos que pesaram na atuação do jovem algarvio na final que, ainda assim, animou o Centro de Ténis e Padel de Faro.

“O que me faltou foi mesmo o físico, mas apesar de ter perdido na final fico muito feliz com esta semana e com a maneira como mesmo assim lutei em todos os pontos. Talvez não tenha jogado o meu melhor ténis, mas sem dúvida que estou muito feliz por ter chegado pela primeira vez à final de um M25 e ainda por cima logo em casa”, garantiu o vice-campeão Tiago Pereira (na foto, à esquerda, ao lado do campeão) .