Francisca Jorge: “Acredito que tenhamos mais história pela frente” (vídeo)
Fevereiro 16, 2026

Francisca Jorge: “Acredito que tenhamos mais história pela frente” (vídeo)

Só entram em prova nos singulares, esta terça-feira, com a luz das câmaras de filmar ligadas para a transmissão televisiva, mas esta segunda-feira as irmãs Matilde e Francisca Jorge já entraram em ação nos pares no Women’s Indoor Oeiras Open II, assegurando lugar nos quartos de final deste WTA 125 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis nos courts cobertos do Complexo de Ténis do Jamor.

Com a compatriota Ana Filipa Santos, a formar dupla com a alemã Gina Dittmann, do outro lado da rede, as vimaranenses impuseram o favoritismo de quartas cabeças de série, com 6-0 e 6-1. Sem grandes festejos, mas com um abraço entre si e outro à alentejana junto à rede.

“Acho que foi um encontro sólido das duas. Jogámos simples, bem e fomos competentes”, resumiu Matilde, 94.ª do ranking mundial da variante, corroborada pela irmã mais velha, confiante na conquista do 26.º troféu conjunto. “Quero acreditar que sim, que vamos para o 26.º. A semana passada estivemos perto, mas tivemos de tomar decisões estratégicas”, comentou Francisca, 104.ª mundial de pares, referindo-se à desistência nas meias-finais de pares no primeiro deste duo de WTAs 125 do Jamor. “Estamos motivadas para mais um, estivemos muito bem todo o encontro. Como disse a Matilde, tornámos fácil uma partida que podia ser complicada”, resumiu Francisca.

Matilde Jorge e Francisca Jorge (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Ana Filipa Santos e Gina Dittmann (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Matilde Jorge e Francisca Jorge (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Ana Filipa Santos e Gina Dittmann (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)

A número um nacional de singulares (207.ª do WTA) reencontra, tal como na passada semana, a polaca Linda Klimovicova (129.ª) e espera obter o mesmo desfecho. “Estou preparada, fiz uma boa semana. O nível de ténis foi bom e é o que vou tentar mostrar outra vez. Sabemos que não há dois embates iguais. Vou estudar a tática para estar preparada para um encontro diferente. Estou motivada e preparada”, retirou Francisca Jorge.

“Pronta para amanhã”, ou seja para o duelo com a qualifier britânica Yasmine Mansouri (406.ª), Matilde (257.ª) fez história há uma semana, quando se tornou na primeira portuguesa a chegar às meias-finais de singulares um WTA125, categoria na qual as irmãs têm dois troféus em pares. “Orgulhosa do momento especial” protagonizado pela irmã, Francisca não esconde o entusiasmo pelo passado e confiança num futuro risonho.

“Quando vi que ela estava tocada na perna, fui a primeira a dizer que não fazia sentido jogarmos o par a semana passada, porque os singulares são a nossa prioridade, apesar de termos bons resultados em pares. Se calhar, perdemos uma oportunidade de mais um título de pares… Mas estou muito orgulhosa, o que a Matilde fez foi histórico. Acredito que tenhamos mais história pela frente, minha também, espero”, vaticinou Kika, sorridente.

Vídeo: Rui Miguel Correia/FPT