Francisca Jorge e Matilde Jorge iniciaram 2026 com a mesma magia que fazem sempre que formam dupla e, pela 25.ª vez juntas, as irmãs vimaranenses sagraram-se campeãs, desta feita no ITF W75 do Porto I, o primeiro torneio internacional feminino organizado pela Federação Portuguesa de Ténis em 2026, no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Respetivamente 109.ª e 97.ª classificadas do ranking mundial de pares, Francisca Jorge, de 25 anos, e Matilde, quatro anos mais nova, fizeram valer a condição de principais cabeças de série sobre o par constituído pela ucraniana Nadiia Kolb e a eslovena Kristina Novak, através dos parciais de 6-2 e 6-4. Naquela que foi a 44.ª final disputada pelas irmãs na especialidade, as vimaranenses converteram sete breakpoints e sofreram quatro quebras de serviço, apesar de inferiores percentagens com a primeira pancada durante as 1.23 horas de encontro.
Para a octocampeã nacional absoluta, Francisca Jorge este foi 36.º troféu internacional de pares, enquanto Matilde Jorge celebrou o 30.º título na variante, oito deles em 2025, sete ao lado da irmã mais velha.
As melhores tenistas portuguesas de pares – figuraram ambas no top-100 – vão continuar a competir no Monte Aventino, desta feita no ITFW50 também organizado pela FPT.






