Francisca Jorge finalista no ITF W75 de Poitiers
Outubro 26, 2025

Francisca Jorge finalista no ITF W75 de Poitiers

Com a histórica participação da Seleção Nacional no Play-off para os Qualifiers da Billie Jean King Cup à porta – de 14 a 16 de novembro -, Francisca Jorge cumpriu mais uma semana a evidenciar o bom momento, saindo do W75 de Poitiers, França, como vice-campeã.

A jogar a terceira final de singulares de 2025, número um portuguesa, 236.ª classificada do ranking WTA, não chegou ao almejado oitavo troféu da carreira na variante em solo francês. Do outro lado da rede, a ucraniana Veronika Podrez (427.ª), embalada pela vitória sobre a norte-americana Clervie Ngounoue, 178.ª da tabela e principal cabeça de série, ainda encontrou resistência da vimaranense que não baixou os braços após ter cedido o set inaugural (5-7). Todavia, depois de ter encetado reviravolta no segundo parcial (6-2), a portuguesa, de 25 anos, cedeu 4-6 e deixou o troféu maior ficar nas mãos da adversária.

Campeã em Guimarães, ganhando à irmã mais nova, Matilde, na final, Francisca Jorge procurava o segundo título de 2025 e, mesmo não tendo sido bem-sucedida nesta final em que converteu as mesmas sete oportunidades de break de Podrez e somou os mesmos 35 pontos com o primeiro serviço, a tenista que integra o Centro de Alto Rendimento da FPT vai ficar mais próxima do top-200 e do regresso aos Grand Slam, mais especificamente ao qualifying do Open da Austrália, em janeiro de 2026.

Foto: Beatriz Ruivo/FPT