O esperado encontro das irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge nos oitavos de final do W50 de Ortisei, torneio italiano do calendário feminino da ITF com dotação monetária de 40 mil dólares, sorriu à mais velha das vimaranenses, Francisca, de 25 anos.
Com os parciais de 6-3, 5-7 e 6-4, a octocampeã nacional (224.ª do ranking mundial) somou, assim, o sexto triunfo sobre Matilde, de 21 anos, 264.ª classificada da hierarquia WTA, no nono embate internacional entre ambas, concluído em 2.24 horas.
A perspetiva de apuramento para o qualifying do Open da Austrália, o Grand Slam inaugural de 2026, ficou mais próxima para Francisca, terceira designada, depois da vitória alcançada com uma mão cheia de breaks convertidos, quando Matilde Jorge quebrou quatro vezes o serviço da irmã e totalizou 90 pontos, menos nove do que a irmã.
Este foi o terceiro duelo de 2025 entre as irmãs que integram a equipa de treino do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, sendo que os dois anteriores foram de atribuição de títulos, com Francisca a vencer a final no W50 de Guimarães, em junho, uma semana antes de Matilde conquistar o W50 de Montemor-o-Novo batendo a irmã na decisão.
Nos quartos de final, Francisca Jorge terá pela frente a sueca Lisa Zaar (439.ª).