Agosto 25, 2025

Francisco Cabral iguala recorde de João Sousa

Francisco Cabral igualou o recorde de João Sousa no que diz respeito ao melhor ranking de sempre de um português em pares – também de singulares, pois o 28.º lugar do minhoto é também o mais alto de sempre -, quando surge em 26.º na atualização feita pela ATP esta segunda-feira.

Finalista no ATP 250 de Winston-Salem, ao lado do austríaco Lucas Miedler, o portuense subiu três lugares, pelo que figura no mesmo 26.º posto que o vimaranense atingiu a 13 de maio de 2019, depois de ter chegado à final do ATP Masters 1000 de Roma, com o espanhol Pablo Carreño-Busta por parceiro.

Nuno Borges, em singulares, continua a ser o melhor português da atualidade, tendo subido uma posição pelo que se apresenta em 41.ª do ranking ATP, seguido de Jaime Faria, 117.º, e Henrique Rocha (167.º), numa semana em que Frederico Ferreira Silva registou ascensão de sete lugares até ao 255.º, tal como Pedro Araújo – só que o lisboeta apresenta-se em 489.º – e na qual o nome de Tiago Cação, de regresso após três anos de paragem, está de volta à lista dos portugueses com ranking.

Matilde Jorge também goza do melhor ranking pessoal de sempre, numa semana em que chegou à final do W50 de Bistrita, na Roménia. A vimaranense, de 21 anos, escalou 35 lugares até ao 213.º posto, passando a irmã mais velha, Francisca Jorge, que, embora tenha subido nove posições, surge na 219.ª posição.

Angelina Voloshchuk é a terceira portuguesa mais bem cotada no ranking WTA, no 646.º posto, depois de ascender 23 degraus. Inês Murta subiu 52 lugares até 860.ª.

Foto: Beatriz Ruivo/FPT