Frederico Ferreira Silva (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Janeiro 30, 2026

Frederico Ferreira Silva semifinalista no Jamor

De punho em riste, com sorriso discreto a esconder a felicidade, Frederico Ferreira Silva (265.º do ranking ATP) assegurou acesso às meias-finais do Indoor Oeiras Open, ATP Challenger 75 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis nos courts cobertos do Complexo de Ténis do Jamor.

O caldense, de 30 anos, saiu vencedor do quinto embate com Ivan Gakhov (263.º), um ano mais novo. Neste duelo de canhotos, diante do russo que lhe negara o título no Challenger de Troisdorf, em 2023, Frederico Ferreira Silva rubricou vitória com os parciais de 6-3 e 6-4, ao fim de 1.32 horas.

Frederico Ferreira Silva (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Ivan Gakhov (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Frederico Ferreira Silva (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Ivan Gakhov (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)

Capitalizando mais pontos com o serviço (23 com o primeiro e 16 com o segundo), o jogador que integra a equipa do Centro de Alto Rendimento da FPT salvou dois dos quatro breakpoints enfrentados e converteu quatro das nove oportunidades de quebrar o serviço ao russo que, não obstante mais winners (18) do que o português (10), cometeu 45 erros não forçados, enquanto Frederico Ferreira Silva assinou 15 erros diretos. Aguarda pelo desfecho do embate entre o espanhol Pablo Llamas Ruiz (213.º) e o estónio Daniil Glinka (200.º), semifinalista na passada semana, para saber quem vai defrontar por um lugar na final.

“Entrei muito bem no encontro, deu-me uma vantagem boa e colocou-me numa posição boa para fazer um bom encontro. Não consegui terminar o set tão bem como havia começado, mas fechei-o O segundo também joguei bem e estou bastante satisfeito por ter terminado em dois sets. Assim não sobrecarreguei o corpo para o jogo de amanhã, o que é muito importante”, analisou Frederico Ferreira Silva.

Jaime Faria é o segundo tenista luso a tentar chegar a tal fase nos indoor do Jamor, desta feita diante do canadiano Alexis Galarneau, semifinalista em dois dos três ATP Challengers realizados o ano passado no mesmo complexo.