Janeiro 16, 2025

Frederico Silva supera maratona com Rocha rumo aos quartos de final no Indoor Oeiras Open II

Já se sabia que, pelo menos, um português estava garantido nos quartos de final do Indoor Oeiras Open II, com a mesma certeza de seria um do tenista que treina no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis (FPT). Afinal, Henrique Rocha e Frederico Ferreira Silva eram os protagonistas deste duelo 100% nacional do segundo de três ATP Challenger promovidos pela FPT no Jamor, neste mês de janeiro.

 

Frederico Ferreira Silva (Beatriz Ruivo/FPT)

 

Agora o que não se sabia era que, no court 1 da nave do complexo, ia testemunhar-se a uma batalha de três tiebreaks, match points salvos e quase quatro horas de encontro, mais precisamente 3.35 horas. Mas foi assim, com os parciais de 6-7 (3/7), 7-6 (7/3) e 7-6 (7-5), que Frederico Silva (307.º) celebrou o triunfo, sem euforias, e o acesso à 32.ª presença nos quartos de final da carreira em nível challenger, a primeira desde 2023 em Troisdorf quando conquistou o quarto título desta categoria.

Henrique Rocha (Beatriz Ruivo/FPT)

 

Até lá chegar, o campeão nacional absoluto salvou cinco match points. Três no 5-2 do segundo set e mais dois no jogo seguinte. A experiência do esquerdino, de 29 anos, prevaleceu aí e Rocha, nove anos mais novo, não parou de lutar, mas não o suficiente para contrariar o ascendente daquele que ainda é o único português a ter ganho títulos do Grand Slam nos pares juniores do US Open e Roland Garros.

O tenista das Caldas da Rainha vai medir forças com o norte-americano Mackenzie McDonald, 130.º da hierarquia em que já foi 37.º e que lhe ganhou em 2021 em Nur-Sultan.

https://youtu.be/-9pkVx274kQ