Gastão Elias foi o primeiro dos oito tenistas em prova no quadro de singulares a meter o pé na meia-final do ITF M25 de Vila Real de Santo António, o segundo torneio do calendário da Federação Internacional de Ténis a decorrer naquela cidade raiana.
O português (378.º mundial) precisou de três sets para se impor ao uzbeque Sergey Fomin (558.º) com os parciais de 6-3, 3-6 e 6-3. Durante as 2.32 horas do encontro, o tenista da Lourinhã, antigo 57.º da hierarquia, fez a diferença com o segundo serviço 91,1% eficaz e, sobretudo, na conversão dos pontos de break. Converteu seis dos 19 de que dispôs para quebrar o jogo de serviço, enquanto o adversário fechou quatro de 12. Ao primeiro match point, Elias fez valer a maior experiência para celebrar o triunfo.
Aos 34 anos, Elias busca o sétimo troféu do escalão ITF, sendo que no currículo ainda conta com mais dez do nível Challenger. Agora aguarda pelo desfecho do embate entre Frederico Ferreira Silva, campeão nacional absoluto e vencedor na passada semana, no primeiro torneio realizado naquele clube algarvio, e o alemão Diego Dedura-Palomero.
No quadro de pares, Francisco Rocha, campeão nacional da variante ao lado de Guilherme Valdoleiros, também garantiu acesso à semifinal, tendo por parceiro o britânico Finn Murgett. O portuense ganhou o duelo com a dupla de compatriotas Pedro Araújo/Tiago Pereira (3-6, 6-3 e 10-3), que era a principal candidata ao troféu.