Agosto 21, 2025

Henrique Rocha a uma vitória do quadro do US Open

Henrique Rocha está a um triunfo de se estrear no quadro principal do Open dos Estados Unidos, quarto e último Grand Slam da temporada. A jogar o qualifying nova-iorquino pela segunda vez, o número três nacional (168.º mundial) levou a melhor sobre o australiano Bernard Tomic, atual 169.º do ranking no qual já figurou em 17.º.

Os parciais de 7-6 (7/4) e 6-2 deixaram o portuense, de 21 anos, mais perto de se juntar ao compatriota Nuno Borges, que teve entrada direta no quadro principal. E para chegar a eles, Rocha assinou oito ases, o último deles no matchpoint, e quebrou por três vezes o serviço do australiano de 32 anos, tendo evitado cinco dos seis breakpoints que enfrentou. Com 31 winnersTomic registou 22 -, Henrique cometeu ainda menos erros não forçados (24 vs. 27).

O tenista que integra o Centro de Treino de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis aguarda pelo desfecho entre o embate de Francesco Passaro (121.º) com o mexicano Rodrigo Pacheco Mendez (226.º).

O número dois nacional, Jaime Faria, é o segundo português na luta para formar um trio no quadro principal de singulares em Flushing Meadows, sendo que Francisco Cabral também está entre a elite mas dos pares ao lado do austríaco Lucas Miedler.

Foto: Anastasia Barbosa