A estreia de Henrique Rocha no ATP Challenger 100 de Seul não foi profícua, pois o número três nacional não conseguiu estar à altura da condição de sexto cabeça de série no torneio sul-coreano e foi afastado na ronda inaugural pelo britânico Oliver Crawford, 187.º do ranking mundial.
O portuense, 162.º da hierarquia ATP, esteve melhor na percentagem de primeiros serviços, com cinco ases, mas não transformou os 63% de eficácia em pontos ganhos, totalizando 18, menos dez do que o adversário que salvou os quatro pontos de break enfrentados, enquanto Rocha viu o serviço ser quebrado por três ocasiões, pelo que os parciais de 1-6 e 4-6 ditaram o desaire.
Henrique Rocha chegou a este embate frente a Crawford, de 26 anos, com vantagem no confronto direto, pois ganhara ao britânico, em 2023, nos quartos de final do M25 de Mungia, disputados em terra batida.
Frederico Ferreira Silva (254.º) é, assim, o único português em competição em Seul, onde tem por adversário o britânico Garrett Johns, 286.º mundial, de 24 anos, com quem vai jogar pela primeira vez.
Foto: Beatriz Ruivo/FPT