Henrique Rocha, 167.º do ranking mundial, é o finalista português do ATP Challenger 75 de Matsuyama, após vencer o duelo fratricida com o companheiro de treinos Frederico Ferreira Silva (249.º).
Numa reedição da segunda ronda do Oeiras Indoor Open 2, em janeiro último, Rocha, conseguiu inverter o resultado perante o compatriota de 30 anos, oitavo pré-designado, que vai continuar em busca do primeiro título desta categoria, enquanto o portuense, de 21 anos, vai perseguir o segundo troféu Challenger na quarta final disputada.

O principal cabeça de série do torneio japonês deixou o melhor deste périplo asiático para o fim e com os parciais de 6-2 e 6-3 selou triunfo, ao fim de 1.20 horas, durante as quais não deu oportunidade para o caldense capitalizar qualquer um dos dois pontos de break de que dispôs. Na final encontrará o tenista da casa Sho Shimabukuro.
E enquanto Frederico Silva está ainda inscrito no Challenger de Kobe, Henrique Rocha volta a Portugal para encerrar temporada no Maia Open, onde o companheiro de treinos do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis é outro dos lusos esperados.