Henrique Rocha (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Janeiro 22, 2026

Henrique Rocha entre os eleitos do ‘Grand Slam Player Programme Development’

Henrique Rocha volta a estar entre as jovens promessas que vão auferir bolsa do Programa de Desenvolvimento do Grand Slam (GSPDP), à semelhança do que aconteceu em 2025. O portuense, de 21 anos, 158.º classificado do ranking mundial integra o grupo de 51 jogadores que vão receber 25 mil dólares.

Criado em 1986 pelas organizações dos quatro Grand Slam e pela Federação Internacional de Ténis (ITF), com o intuito de proporcionar mais oportunidades de competir ao mais alto nível aos seus bolseiros, o programa vai apoiar, em 2026, jogadores de 42 países.

Em 2025, o número dois nacional conquistou o segundo ATP Challenger da carreira em Matsuyama, foi finalista no Lisboa Belém Open e deu nas vistas em Roland Garros, quando vindo do qualifying chegou à terceira ronda, somando a caminho vitórias sobre jogadores mais bem cotados, entre eles Jakub Mensik, então 19.º mundial.

Henrique Rocha (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Henrique Rocha (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)


O lituano Vilius Gaubas, que esta semana é um dos quartofinalistas do Indoor Oeiras Open, no Jamor, e em 2025 conquistou o Lisboa Belém Open e foi finalista do Braga Open, ou o dinamarquês Elmer Moller, campeão do Maia Open – todos ATP Challengers promovidos pela Federação Portuguesa de Ténis – integram o grupo de 51 bolseiros, tal como Henrique Rocha.

O GSPDP atribuiu ainda bolsas de 50 mil dólares a três jogadores e outros 11 vão receber 12.500 dólares. Todos os atletas são elegíveis por critérios de idade, género e ranking.

David Haggerty, presidente da ITF, descreveu este programa como “uma chave da estratégia de desenvolvimento de profissionais emergentes ao mais alto nível” a longo prazo. “O programa reflete o compromisso que temos em acalentar a nova geração dos talentos de ténis e expandir as oportunidades a jogadores de todas as regiões. Vamos estar atentos ao seu desenvolvimento e ajudá-los a deixar marca no nosso desporto”, sublinhou o dirigente.