Presidente da FPT realça na homenagem a «filho do CIF»

Pedro Sousa transmitiu «valores do ténis e da família»

O presidente da Federação Portuguesa de Ténis, Vasco Costa, realçou que Pedro Sousa «transmitiu valores do ténis e da família» e sublinhou «a excelente carreira» do tenista, que, em 18 de fevereiro de 2019, posicionou-se em 99.º no ranking ATP.

Perante a família do ténis, que juntou referências do passado e do presente no CIF para homenagear Pedro Sousa, Vasco Costa lembrou a passagem do tenista, que encerrou a carreira no Del Monte Lisboa Belém Open, pelo CAR do Jamor e afirmou que «foi um valor acrescentado».

«Conseguiu transmitir, ao longo desses anos que esteve no CAR, algo de muito especial aos atletas que treinavam com ele», afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Ténis, acentuando que tal significou «uma transformação do que é os valores do ténis e da família».

Felicitando Pedro Sousa, e toda a família do «filho do CIF», como salientou António Oliveira, que preside ao centenário clube, Vasco Costa afirmou que o tenista «vai conseguir transmitir tudo o que aprendeu e vai ajudar muitos jogadores portugueses a terem desenvolvimento na  carreira».

«Estamos a preparar uma sessão de jogadores e Pedro Sousa vai ser muito importante nesse futuro», revelou o presidente da Federação Portuguesa de Ténis.

A abrir as intervenções na cerimónia de despedida de Pedro Sousa, António Oliveira frisou o «talento» e a maneira de ser do tenista, que «nasceu no CIF, cresceu no CIF, está no CIF e reformou-se no CIF».

«Pedro, que teve sempre muito carinho de adeptos e colegas, é uma referência como exemplo de companheirismo, Fair Play e amizade. Foi um exemplo também como filho, como pai irmão. Foi um exemplo para todos nós», referiu.

O presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa, disse que a homenagem a Pedro Sousa «é merecida» e recordou os muitos títulos ganhos, entre os quais os oito títulos em provas do ATP Challenger Tour, e as muitas finais, destacando-se a do ATP 250 Buenos Aires, que terminou como vice-campeão.

Emocionado, Pedro Sousa agradeceu a homenagem e «o apoio de todos enquanto jogador» e também estendeu os agradecimentos à mulher, Margarida Monteiro, pela «aventura espetacular dos últimos anos».