Notícias
Campeonato Nac. Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto
Emoções aos pares no Nacional Absoluto
Basta recordar que Matilde e Francisca Jorge erguem o troféu de campeãs de pares desde 2018 – a mais velha das irmãs ainda tem mais dois conquistados ao lado de Rita Vilaça e Maria Inês Fonte – para conferir o favoritismo das vimaranenses. Esta quarta-feira passaram às meias-finais após 6-0 e 6-2 sobre o duo formado por Francisca Laúndes e Mariana Cunha.
As duas melhores tenistas nacionais da atualidade vão, todavia, discutir o acesso à final numa partida sui generis, pois do outro lado da rede encontrarão Sofia Prazeres, nove vezes campeã nacional absoluta singulares, atualmente com 50 anos mas a jogar ao lado de Madalena Santos, de 15.
Lena Couto/Teresa Franco Dias e Angelina Voloshchuk/Amália Suciu dão rosto à outra semifinal.
Embora mais novo do que Prazeres, mas um habitué nos veteranos aos 38 anos, José Ricardo Nunes é um histórico nos pares mistos, variante na qual detém seis títulos e 11 finais. Este ano tem Iara Guerreiro Gonçalves, de 17 anos, por parceira e beneficiou da desistência de Inês Murta/Daniel Batista para chegar às meias-finais. Madalena Santos e João Rodrigo Barreto são os próximos adversários.
A outra semifinal tem por protagonistas Teresa Franco Dias/Illia Stoliar e Elizabet Hamaliy/Fábio Coelho.
Nos pares masculinos, Pedro Araújo/Diogo Marques, este último campeão em 2023 ao lado de Martim Simões, vão discutir lugar na final com Daniel Batista e Illia Stoliar.
João Luís Silva/Rodrigo Cruz e o duo Francisco Rocha/Guilherme Valdoleiros completam o elenco de semifinalistas.