Jaime Faria (Foto: Tennis Australia)
Janeiro 21, 2026

Jaime Faria impressiona na despedida do Open da Austrália (vídeo)

A história repetiu-se para Jaime Faria no Open da Austrália. Passou os testes do qualifying, entrou a ganhar no quadro principal e, num dos palcos principais do Melbourne Park, neste caso o Margaret Court Arena, deu espetáculo frente a um favorito, Andrey Rublev, antes de se despedir do Grand Slam inaugural da temporada.

Um ano depois de ter feito o mesmo trajeto até sair pela porta grande da Rod Laver Arena, frente a Novak Djokovic, o número dois nacional, 151.º mundial, mostrou garra diante do russo 13.º favorito e com experiência de três presenças nos quartos de final do Open da Austrália. Apresentou os seus serviços poderosos – o mais veloz atingiu 219 km/h – e assinou dez ases, não teve receio de subir à rede e foi bem-sucedido em 13 dos 18 pontos possíveis, não se dando por vencido ao fim de dois sets cedidos.

Jaime Faria e Andrey Rublev (Foto: Tennis Australia)

Durante as 2.50 horas da batalha, o lisboeta, de 22 anos, assinou 40 winners e 34 erros diretos – Rublev registou 43 pontos diretos e 30 erros não forçados -, mas Jaime Faria aproveitou dois dos 12 pontos de break de que dispôs, enquanto o russo quebrou cinco o serviço do português em cinco das nove ocasiões possíveis.

Os parciais de 4-6, 3-6, 6-4 e 5-7 ditaram o adeus de Jaime Faria ao Melbourne Park, mas a missão do jovem português foi concluída com nota positiva. Na próxima semana, os compatriotas poderão ver o talento do ex-87.º mundial ao vivo e a cores nos courts cobertos do Jamor, no Indoor Oeiras Open 2.