Jaime Faria (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Novembro 26, 2025

Jaime Faria surpreendido na ronda inaugural maiata (vídeo)

Jaime Faria não conseguiu estar à altura da condição de segundo favorito ao título do Maia Open e foi surpreendido pelo romeno Filipe Cristian Jianu na ronda inaugural deste ATP Challenger 100 que encerra a temporada, numa organização da Federação Portuguesa de Ténis (FPT).

Classificado em 152.º no ranking ATP, no qual em fevereiro ocupou o 87.º posto, tornando-se no oitavo português da história a figurar no top-100 mundial, o lisboeta, de 22 anos, cedeu 5-7 e 3-6 ao 286.º da hierarquia, ao fim de 1.34 horas de encontro.

Em busca da forma fulgurante com que iniciou a temporada, Jaime Faria sofreu o break logo no arranque, mas respondeu em igual medida até que o romeno, campeão no M15 de Antália em 2025, se colocou no comando do marcador ao nono jogo (4-5). De novo, o português que integra o Centro de Alto Rendimento da FPT acalentou a esperança do público que preencheu as bancadas, retorquindo o break. Todavia, foi Jianu quem, ao cabo de 56 minutos, selou o set inaugural.

Jaime Faria (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Filip Cristian Jianu (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Jaime Faria (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Filip Cristian Jianu (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Jaime Faria (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)

Apesar do embalo do romeno, Jaime Faria quebrou ao quarto jogo do segundo set (3-1), não ficou sem resposta no seguinte. Mas já não conseguiu acompanhar o ímpeto do adversário de 24 anos que voltou a quebrar-lhe o serviço no sétimo e nono jogos, este último para dar a batalha por encerrada.

Com dez ases e 25 pontos ganhos com o primeiro serviço, Jaime Faria converteu três breaks, mas sofreu seis, pelo que os 31 winners registados – pecou com 42 erros não forçados – não chegaram para evitar a despedida do Maia Open e de 2025 sem títulos.