O ITF J30 de Setúbal, torneio júnior que integra o calendário da Federação Internacional de Ténis, conta com 14 portuguesas na 2.ª ronda do quadro de singulares femininos e 11 em semelhante fase no masculino.
Em alguns casos, há já garantia de representantes nacionais nos oitavos de final, atendendo as partidas 100% portuguesas. Caso de Victoria Freitas, 12.ª designada e com bye na 1.ª ronda, e Matilde Novais, esta última superou a romena Maria Mateas com 6-2 e 6-3 para seguir em frente. Na mesma situação encontram-se a qualifier Mariana Franca e Francisca Laúndes, terceira cabeça de série e campeã nacional de sub-18.
A este quarteto juntam-se Amália Suciu (15.º), Mariana Cunha, Analu Freitas (5.ª), Gabriela Amorim (4.ª), Madalena Matias (11.ª), Carolina Correia (16.ª), Kika Lima, Diana Fernandes (10.ª), Teresa Poppe (14.ª) e Madalena Fernandes.
Sob o comando de dois Rodrigo na lista de favoritos – Cruz é principal cabeça de série e Leal, segundo -, o contingente luso no quadro masculino conta ainda na segunda ronda com Martim Bernardo (11.º), José Rodrigues, Gustavo Oliveira (16.º), Diogo Serafim, João Morgado (5.º), Tomás Tocha, João Luís Silva (4.º), Vicente Couto (9.º) e Tomás Vilaça.
(Foto: Eduardo Oliveira/FPT)