Janeiro 24, 2026

Mão cheia de lusos no qualifying a tentar juntar-se a sexteto no Indoor Oeiras Open II

Só este domingo se conhece o primeiro campeão de 2026 do Indoor Oeiras Open I, mas é seguro que Francisco Rocha, Tiago Cação, João Dinis Silva, Tomás Luís e Daniel Batista vão estar também em campo, no Complexo de Ténis do Jamor, para o segundo ATP Challenger que a Federação Portuguesa de Ténis está a organizar sob a designação Indoor Oeiras Open II. Afinal são estes os portugueses que vão tentar passar o qualifying para se juntar ao sexteto de compatriotas com entrada direta no quadro principal.

Vice-campeão de pares este sábado, Francisco Rocha (774.º ATP) passa pela qualificação em singulares diante do francês Mathys Erhard (333.º). Também em busca da primeira vitória a solo nesta competição vai estar Daniel Batista, vice-campeão nacional absoluto de 2024, que tem a espinhosa missão de medir forças com o cazaque Mikhail Kukushkin que, apesar dos 38 anos, tem a experiência de ter sido 39.º mundial e quartofinalista nesta primeira semana no Jamor. Tomás Luís (903.º), conterrâneo algarvio, vai também estrear-se no circuito challenger em 2026, neste caso frente ao equatoriano Andrés Andrade (274.º).

Fotos: Beatriz Ruivo/FPT

Tiago Cação (891.º) defronta o colombiano Adria Soriano Barrera (359.º), João Dinis Silva encontrará do outro lado da rede o alemão Diego Dedura (332.º).

Este quinteto vai tentar juntar-se a seis compatriotas no quadro principal que tem por principal favorito o dinamarquês Elmer Moller (119.º), campeão do Maia Open, em final de 2025, e do Oeiras Open primaveril, discutido na terra batida do Jamor, em abril. Vindo do qualifying do Open da Austrália, o nórdico tem encontro marcado com Chris Rodesch, que este domingo discute a final.

A ronda inaugural terá ainda o aliciante de um duelo fratricida entre Jaime Faria (151.º) e Tiago Pereira (267.º), que entrou como alternate. Os dois compatriotas vão estar frente a frente antes do algarvio se juntar, pela primeira vez, à Seleção Nacional que viaja para Guangzhou, a fim de disputar o Grupo Mundial I da Taça Davis com a China.

Henrique Rocha (158.º), que também vai para Oriente, é quinto favorito e terá pela frente o espanhol Alejandro Moro Canas (246.º), com quem o portuense perdeu três encontros.

O elenco luso conta ainda com Frederico Ferreira Silva (265.º) – defronta o boliviano Juan Carlos Prado Angelo (210.º) –, Gastão Elias (370.º), que vai jogar com o estónio Daniil Glinka (200.º), semifinalista do Indoor Oeiras Open I, e Tiago Torres (764.º) a quem o sorteio ditou duelo com Petr Brunclik (313.º).