Novembro 22, 2025

Mão cheia de portugueses no ‘qualifying’ do Maia Open

São cinco os jogadores portugueses que, a partir deste domingo, vão tentar entrar no quadro principal do Maia Open, passando as duas rondas da qualificação deste ATP Challenger 100, o 11.º realizado em solo nacional em 2025 e que encerra a temporada no Complexo de Ténis da Maia. São eles Tiago Cação, Tiago Torres, Tomás Luís, João Graça e Guilherme Valdoleiros.

Uma mão cheia de tenistas nacionais que competiram nas últimas duas semanas nos M25 de Vale do Lobo, também promovidos pela Federação Portuguesa de Ténis, mas nos pisos rápidos algarvios. Esta semana, será na terra batida maiata que Tiago Cação (971.º do ranking mundial) vai jogar, vindo das meias-finais a Sul, as segundas desde regressou à competição após hiato de três anos. O tenista de Peniche terá pela frente o romeno Cezar Cretu (403.º), sétimo cabeça de série do qualifying.

Na Maia como alternate, Tiago Torres (779.º) chega como vice-campeão de pares de Vale do Lobo, ao lado de João Graça, um dos quatro wild cards do qualifying, sendo que o algarvio (1226.º) tem encontro marcado com o espanhol Carlos Lopez Montagud (546.º), 11.º cabeça de série. Já o lisboeta Torres discutirá o acesso à ronda final com o italiano Tommaso Compagnucci (526.º e pré-designado).

Graça, em caso de sucesso, pode marcar duelo algarvio com o conterrâneo Tomás Luís (875.º), caso o jogador de Tavira supere o russo Alexey Vatutin (383.º) este domingo.

Guilherme Valdoleiros (2183.º) será o primeiro jogador da Escola de Ténis da Maia a entrar em ação nesta edição e logo contra o eslovaco Andrej Martin, antigo top-100 e atual 387.º, no torneio no qual a entrada é livre.