No dia em que iniciaram as participações no quadro principal de singulares do Cartuxa Évora Ladies Open, Matilde Jorge (na foto) e a irmã Francisca Jorge saíram vitoriosas nos respetivos embates nete ITF W50, com a primeira a vencer a norte-americana Brandy Walker, por duplo 6-1, e Kika foi obrigada a dar tudo para se superiorizar a Carol Suh Lee, derrotando a adversária por 6-1, 4-6 e 6-4, ao fim de 2.50 horas.
Agora, Matilde vai jogar a continuidade com a compatriota e amiga Angelina Voloshchuk, enquanto Francisca vai ter pela frente mais uma americana, no caso Mary Lewis.

Em bom plano exibiu-se a jovem de 16 anos, Madalena Matias. Aproveitando da melhor forma o convite dado pela organização, Matias esteve mesmo a liderar o primeiro set por 3-2 mas acabou derrotada pela mais experiente Alice Robbe, de França, pelos parciais de 4-6 e 0-6.
A algarvia Inês Murta deu réplica, mas acabou eliminada pela espanhola Eva Guerrero Alvarez, num duelo muito equilibrado e que caiu para o lado de Alvarez, por 3-6, 6-1 e 6-3.