Os melhores tenistas do nível absoluto, de sub-18 e de ténis em cadeira de rodas encontram-se, entre sexta-feira e domingo, nos courts cobertos do Complexo de Ténis do Jamor no Masters promovido, pelo sétimo ano consecutivo, pela Federação Portuguesa de Ténis.
Campeã da últimas duas edições, Angelina Voloshchuk, número três nacional e 770.ª mundial, será a maior figura a atuar no torneios dos mestres portugueses, cujo formato divide os oito melhores jogadores em dois grupos de quatro, com os vencedores dessas poules a defrontarem-se na final de domingo.
A prova masculina do Masters Absoluto tem mais 12 inscritos, pelo que o torneio terá quatro grupos e o formato passa pelos respetivos líderes discutirem as meias-finais no sábado. Entre os participantes destaca-se Guilherme Valdoleiros, 2068.º ATP após ter ingressado no ranking pela primeira vez no passado mês de novembro ao vencer uma ronda no Vale do Lobo Open III.
O maiato é o único com a figurar na hierarquia entre os 12 tenistas inscritos, mas a prova conta com jogadores como João António, semifinalista no Nacional Absoluto, em 2022, e finalista do Masters na edição passada, José Freitas ou Dino Molokova, estreante no circuito ATP Challenger no último Indoor Oeiras Open III, na passada semana.
O Masters sub-18 será discutido em sistema de round robin pelos quatro candidatos, sendo que os dois primeiros defronta-se na final.
O mesmo formato para o Masters de Ténis em Cadeira de Rodas e dois dos quatro protagonistas sabem o que é arrecadar o Campeonato Nacional: Carlos Leitão, o mais titulado com oito troféus, e João Couceiro, tricampeão em título, aparecem como os grandes favoritos, até porque são os únicos a triunfar nas quatro edições anteriores da competição.
A entrada é livre.