Milla Sequeira e Madalena Matias foram as duas portuguesas a passar o crivo do qualifying para se juntarem às sete compatriotas que tiveram entrada no quadro principal do Lousada Indoor Open II, segundo W15 consecutivo a decorrer no Complexo Desportivo de Lousada. E na prova maior há, desde já, garantia de duas jogadoras lusas nos oitavos de final.
Residente na Suíça, Sequeira estava em vantagem na ronda decisiva (6-0 e 1-0) quando a brasileira Giulia Pereira De Aguiar se retirou lesionada na mão direita. Já Madalena impôs-se a Teresa Franco Dias com 6-2 e 6-3 no qualifying, no qual Sara Lança e Carla Tomai foram travadas na ronda de acesso.
Madalena e Teca foram apenas protagonistas do primeiro duelo 100% luso, pois o sorteio realizado esta segunda-feira determinou mais dois no quadro principal, assegurando, desde já, duas presenças nacionais nos oitavos de final. E um deles tem a internacional Angelina Voloshchuk (467.ª), primeira cabeça-de-série, e a amiga Analu Freitas (1209.ª) por protagonistas. O segundo vai opor a experiência de Ana Filipa Santos (954.ª) e a juventude de Gabriela Amorim, de 16 anos.
Lena Couto joga a continuidade com a italiana Valentina Losciale e a Beatriz Castro terá pela frente a sueca Linea Bajraliu, campeã do Lousada Indoor Open I. Matilde Novais, campeã nacional sub-16 e sub-18, terá do outro lado do court a britânica Holly Hutchinson e Milla Sequeira terá que encontrar argumentos para levar a melhor sobre a espanhola Celia Cervino Ruiz. Madalena Matias vai ter como adversária a romena Gabriela Vancea, também vinda da qualificação.
Na variante de pares, são cinco as duplas lusas que vão a jogo, com a certeza de duas delas nos quartos de final. Graças à condição de terceira favorita, a dupla Ana Filipa Santos/Angelina Voloshchuk teve bye na ronda inaugural e está nos quartos de final, enquanto Gabriela Amorim/Beatriz Castro e Matilde Novais/Carla Tomai vão medir forças assegurando a continuidade lusa na variante.
Mariana França/Catarina Gomes tem encontro marcado com Carolann Delaunay, da Nova Caledónia, e a brasileira Giulia Pereira de Aguiar. Lena Couto e Analu Freitas jogam com Miroslava Medvedeva e Ashleigh Simes.