Foram precisas 2.48 horas, mas Pedro Araújo animou as bancadas do centro do Clube Ténis do Porto na acirrada batalha com o sueco Elias Ymer, 231.º do ranking, antigo 105.º e quinto cabeça de série, na ronda inaugural da CT Porto Cup.
Neste ATP Challenger 75, promovido pela Federação Portuguesa de Ténis no emblemático clube da Invicta, o lisboeta de 23 anos, 489.º da hierarquia mundial, virou de 2-5 no derradeiro set para selar a vitória com os parciais de 5-7, 6-4 e 7-5. Desde novembro de 2024, no Maia Open, que Araújo não ganhava em quadros principais de Challenger disputados em terra batida, superfície na qual, aliás, não jogava há três meses e meio.
Com as gaivotas como banda sonora e uma claque e pequenos apanha-bolas a acompanharem-no pelas bancadas nas mudanças de campo, num duelo de posições com o grupo de apoiantes do sueco, o número sete nacional salvou um de cinco breakpoints, mas converteu cinco de 16, alguns deles com belos amorties que deixaram Ymer sem resposta.
Este triunfo foi o primeira de Araújo num Challenger desde janeiro, no Jamor, e fez dele o primeiro português a avançar no quadro principal da CT Porto Cup, onde terá por adversário o belga Gilles-Arnaud Bailly, número um mundial júnior em 2022, agora 341.º da ATP aos 19 anos.
Henrique Rocha, Frederico Ferreira Silva, Francisco Rocha e Tiago Torres são os restantes portugueses em prova no CT Porto.