Nuno Borges está na 2.ª ronda do ATP 250 de Auckland. O número um português, 36.º mundial, levou a melhor sobre o italiano Luciano Darderi (44.º), fazendo jus ao estatuto de sétimo cabeça de série no torneio neozelandês, o último de preparação para o Open da Austrália, Grand Slam inaugural da época.
O maiato precisou de 2.02 horas e de renhidos parciais de 5-7, 6-3 e 7-5 para repetir o triunfo alcançado em 2022 nos quartos de final do Challenger de Barletta, então também em três sets.
Na madrugada da segunda-feira, não se esperava uma partida fácil e, logo no arranque, só as vantagens permitiram a Darderi conservar o jogo de serviço. Borges foi quebrado no seguinte, um break que o português devolveu ao quinto jogo. Todavia, o saque do número um português voltou a ser quebrado no 12.º jogo, o que viria a ser providencial para o transalpino ganhar o set (7-5).
No segundo parcial, foi Borges quem se colocou na frente desde cedo (3-1), reforçou essa vantagem com um segundo break (5-2) e, no nono jogo, um terceiro deixou a partida empatada.
Com a decisão do encontro adiada para o terceiro set, os dois tenistas agarraram-se a tudo o que tinham para não perder o respetivo jogo de serviço até que, ao 12.º jogo, Darderi acusou a pressão, mostrou-se perdulário no serviço e, com dupla falta, deixou Borges a festejar no primeiro match point da partida.
O maiato aguarda pelo desfecho do frente a frente entre o argentino Mariano Navone (47.º) e o lucky loser francês Adrian Mannarino, 66.º da hierarquia, ex-17.º.