Nuno Borges voltou a tentar dar a volta a uma desvantagem, a quarta no ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia, mas o belga Zizou Bergs travou o acesso do número um português, 36.º mundial, à segunda final no circuito principal, afastando-o com os parciais e 6-2, 3-6 e 7-5.
Recorde-se que o maiato, de 27 anos, tinha operado reviravoltas bem-sucedidas nas rondas anteriores diante de Luciano Darderi, Mariano Navone e Jakub Mensik, na madrugada desta sexta-feira chegou a servir no 5-4 do terceiro set para fechar o encontro. Todavia, o qualifier belga (66.º da hierarquia) travou o ímpeto de Borges que tentava juntar-se a João Sousa na lista dos portugueses finalistas em Auckland. O vimaranense discutiu o título kiwi em 2017, mas foi o norte-americano Jack Soch a levar o troféu.
Borges, que partilha com o já retirado vimaranense a condição de únicos portugueses campeões ATP em singulares, vai continuar a lutar para adicionar troféus ao de Bastad, conquistado há seis meses diante de Rafael Nadal na final. Por agora, o tenista treinado no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis ruma a Melbourne para o Open da Austrália, Grand Slam no qual chegou aos oitavos de final em 2024. O francês Alexandre Muller, campeão do ATP 250 de Hong Kong já esta temporada, é o primeiro adversário.
(Foto: Tim Marshall/ASB Classic)