A jogar o quinto ATP Challenger da carreira, Daniel Batista (1744.º mundial) obrigou o espanhol Bernabé Zapata Miralles, antigo 37.º do ranking e atual 276.º, a batalhar num terceiro set para rumar à ronda decisiva do qualifying do Indoor Oeiras Open II, o segundo dos três torneios promovidos pela Federação Portuguesa de Ténis, este mês, no Jamor.
Liberto das lesões que lhe condicionaram a carreira, o tenista de 26 anos é o vice-campeão nacional absoluto e tem apresentado um nível tenístico muito positivo, sendo que este domingo só baixou a raqueta quando o marcador assinalou 4-6, 6-2 e 3-6.
Com regresso ao ranking mundial em setembro do ano passado, Batista foi o protagonista dos momentos mais apreciados do encontro em que o break do espanhol no 10.º jogo do set inaugural foi providencial para este ficar à frente do marcador. O português salvou pontos de break no oitavo jogo do segundo set antes adiar o desfecho para o parcial decisivo.
Zapata Miralles fez o break o primeiro jogo de serviço de Daniel Batista que quebrou logo de seguida, Voltou a sofrer o break no 2-4 e não conseguiu capitalizar as oportunidades que dispôs no nono jogo.
Tiago Pereira é, agora, o único português ainda com hipóteses de transitar do qualifying para o quadro principal, no qual Henrique Rocha, Frederico Silva, Gastão Elias e Pedro Araújo tiveram entrada direta.