João Dinis Silva, de 17 anos, e Tiago Silva, o irmão dois anos mais velho, deixaram o Complexo de Ténis da Maia, casa em que deram os primeiros passos no ténis com motivos para sorrir. Foram os primeiros vencedores do quadro de pares do Maia Open e também foi neste ATP Challenger 100 que celebraram os primeiros triunfos em torneios desta categoria nas respetivas carreiras.
Com os parciais de 6-2 e 7-6 (7/4), sobre a dupla formada pelo francês Maxime Janvier e o ucraniano Volodoymyr Uzhylovskyi, os irmãos Silva encontraram a melhor forma de retribuir o wild card que lhes abriu as portas do torneios.
João Dinis, que rumou a Lisboa para se treinar no Centro de Alto Rendimento da FPT e é vice-campeão nacional de sub-18, e Tiago, que optou pela via académica universitária nos Estados Unidos, podem ainda vir a ter um encontro dos quartos de final com outros irmãos bem conhecidos e, tal como eles, filhos da ET Maia. Isto se Henrique e Francisco Rocha – curiosamente também o primeiro treina no Jamor e o mais velho completou o college norte-americano – levarem de vencida o par terceiros favorito, formado pelo romeno Victor Cornea e o neerlandês Mick Veldheer.