Jaime Faria foi protagonista de uma semana de sonho no ATP Challenger 100 de Curitiba, no Brasil, da qual saiu com o maior troféu da carreira e a subida de 24 lugares no ranking (120.º), ficando o top-100 num horizonte mais tangível para quem iniciara a temporada fora do top-400.
O lisboeta, de 21 anos, foi superando adversários até à final, entre eles o experiente compatriota Gastão Elias, ex-57.º mundial, nos quartos de final, até medir forças com o brasileiro Felipe Meligeni pelo título. Com duplo 6-4 celebrou o segundo título challenger da carreira e a sexta conquista desta temporada que encetou como campeão de quatro torneios ITF realizados no Algarve.
Em maio, o tenista que treina do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis estreou-se como campeão da divisão secundária no Oeiras Open 4, no Jamor e, em setembro, mereceu a confiança do capitão Rui Machado para integrar a Seleção Nacional para a eliminatória da Taça Davis diante da congénere norueguesa.
Neste bom momento de forma de Jaime Faria também há que contabilizar a presença na final do ATP Challenger 125 de Valência, Espanha. E é envolto nesta aura que o jovem tenista vai chegar ao Campeonato Nacional Absoluto, a realizar de 2 a 9 de novembro.