Daniel Batista, Tiago Pereira e Dino Molokova Ferreira, os dois últimos mediante wild card, são os três portugueses que, a partir desta segunda-feira, vão tentar abrir caminho na qualificação até ao quadro principal do Indoor Oeiras Open III, a última sequela de três ATP Challengers promovidos pela Federação Portuguesa de Ténis nos courts cobertos do Jamor.
No quadro principal deste ATP Challenger 100 estão Jaime Faria, Henrique Rocha, Frederico Ferreira Silva, Pedro Araújo e Gastão Elias.
Os sorteios realizados, este domingo, no players lounge do torneio, ditaram a Daniel Batista (1744.º) um encontro com o espanhol Pablo Llamas Ruiz (288.º). Em caso de vitória, o algarvio não terá mais fácil, pois terá do outro lado da rede o canadiano Liam Draxl, principal favorito desta fase de qualificação e finalista do Challenger que abriu as portas do ténis nos hardcourts nacionais, em 2025.
Na fase prévia, que conta por exemplo com o checo Jiri Vesely, antigo 35.º mundial em prova, Tiago Pereira (514.º) vai tentar que a menor experiência de 20 anos se sobreponha à do espanhol Bernabé Zapata Miralles, ex-37.º mundial e atual 276.º.
Molokova Ferreira, de 18 anos, convidado com wild card, vai fazer a estreia no circuito Challenger diante do jordano Abdullah Shelbayh, 250.º e 6.º pré-designado.
O quadro principal tem o húngaro Marton Fucsovics (99.º), responsável pelo afastamento de Henrique Rocha no qualifying do Open da Austrália, e o norte-americano Christopher Eubanks (102.º e ex-29.º do ranking) como principais favoritos ao troféu de campeão.
Todavia, é neste palco que Jaime Faria (125.º) vai atuar, regressado da estreia no Open da Austrália, no qual passou a qualificação e ainda somou a primeira vitória em palcos maiores, ganhando um set a Novak Djokovic, o antigo número um mundial, recordista de duas mãos cheias de títulos no Melbourne Park. O n.º 2 luso, que é sétimo cabeça de série, vai encontrar do outro lado da rede o suíço Marc-Andrea Huesler (163.º).
Rocha (174.º), de 20 anos, e Gastão Elias (372.º, ex-57.º), de 34, aguardam por qualifiers e é ao mais velho que Frederico Ferreira Silva (307.º) pode pedir dicas, pois vai medir forças com o canadiano Alexis Galarneau (198.º), semifinalista o segundo torneio concluído este domingo.
Pedro Araújo (419.º) é o quinto elemento luso no quadro maior. O lisboeta, de 22 anos, defrontará o britânico Jan Choinski (180.º) que tem a experiência de 11 títulos de nível challenger.
No quadro de pares também há quinteto português, mediante wild card. Gastão Elias/Tiago Pereira e Jaime Faria/Henrique Rocha são as duplas 100% lusas, já Tiago Pereira tem parceria com o croata Matej Dodig.