Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk e Inês Murta, tenistas convocadas pela selecionadora Neuza Silva para disputar o Grupo I Europa/África, vão iniciar o trajeto no grupo D da Billie Jean King Cup by Gainbridge diante da congénere da Letónia. Na eliminatória, que decorrerá entre 8 e 12 de abril na SEB Arena de Vilnius, na Lituânia, a Seleção Nacional ainda partilha a pool com Áustria e Croácia.
Será um reencontro das tenistas lusas com as letãs que, tal como o ano passado no Jamor, onde Portugal garantiu a manutenção no grupo I, as comandadas de Neuza Silva defrontaram a equipa que volta a ter Jelena Ostapenko, campeã de Roland Garros em 2017, como principal figura. O capitão Krisjanis Stabins convocou ainda Anastasija Sevastova, que já figurou na 11.ª posição do ranking mundial, Darja Semenistaja, Diana Marcinkevica e Beatrise Zeltina.
A manutenção neste difícil grupo I da mais importante competição feminina por equipas é o objetivo de Portugal que, consoante ganhe ou perca este primeiro embate, vai medir forças com a equipa vitoriosa ou derrotada do duelo entre Áustria e Croácia.
Recorde-se que as duas primeiras classificadas da fase de grupos garantem acesso a um play-off de promoção, a terceira, no caso de um grupo de quatro equipas, carimba a manutenção, estando as últimas obrigadas a jogar para evitar a despromoção.